Empresa
Grupo IPEMA
Clientes
Serviços
Leis de Incentivo ao Esporte
Parceiros
Mídia
Contato
 

 

     
 

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA E DE MERCADO

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Pesquisa de Mercado
  • Satisfação de Consumidores, Dimensão, Participação e Potencial de Mercado, Perfil do Consumidor, Pré-Venda, Venda e Pós-Venda.

Índice de satisfação geral, avaliação do preço, condições de pagamento, produtos e serviços, atendimento, pós-venda, comunicação, índice de recompra e experimentação, fidelidade, recomendação espontânea, necessidades não satisfeitas, fatores geradores de satisfação, fatores geradores de insatisfação.
Estimativa da dimensão do mercado, participação das marcas / empresas no mercado, segmentação do mercado, concorrentes por categoria, preço, região, canal de distribuição, demanda mensal, por período, sazonalidades, estimativas de crescimento, estágio de desenvolvimento do mercado, potencial de assimilação de novas marcas / produtos / empresas.
Consumidor habitual, hábitos e atitudes do consumidor, decisor de compra, influenciadores da compra, avaliação da satisfação, índice de recompra e experimentação, fidelidade, necessidades não satisfeitas, hábitos de mídia do consumidor.

  • Pesquisa de Ambiente Interno / Clima Organizacional
  • As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado nível possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado.
Análise do Ambiente Externo

O ambiente externo constitui o ambiente em que se encontra a Unidade / Órgão. A análise é feita a fim de identificar os ofensores, os catalisadores, as ameaças e as oportunidades.
Ofensores – são fatores externos presentes, tanto tendências como descontinuidades, que podem causar impactos negativos à organização.
Catalisadores – são fatores externos presentes, tanto tendências como descontinuidades, que podem provocar impactos positivos à organização.
Ameaças – são fatores externos futuros, tanto tendências como descontinuidades, que podem causar impactos negativos à organização.
Oportunidades - são fatores externos futuros, tanto tendências como descontinuidades, que podem provocar impactos positivos à organização.


Análise do Ambiente Interno
O ambiente interno constitui o ambiente da própria Unidade / Órgão em planejamento. A análise do ambiente interno é o processo de identificação dos pontos fortes, fracos e a melhorar.
Pontos fortes - são fatores ou características positivas de destaque , presentes na organização, que favorecem o cumprimento da sua missão, merecendo serem levados em conta na construção das estratégias.
Pontos fracos/negativos – são fatores ou características negativas de destaque, presentes na organização, que a prejudicam o cumprimento da sua missão, merecendo programas específicos para minorá-los ou eliminá-los.
Pontos a melhorar – são fatores ou características positivas de destaque, presentes na organização, mas não em nível suficiente para contribuir efetivamente para o cumprimento da sua missão, merecendo programas específicos para melhorá-los.

As principais contribuições que podemos obter da Pesquisa de Clima são:
O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa, Promover o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, Integrar os diversos processos e áreas funcionais, Otimizar a comunicação, Minimizar a burocracia, Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento, Enfocar o cliente interno e externo, Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes, Aumentar a produtividade, Diminuir o índice de rotatividade, Criar um ambiente de trabalho seguro, Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos.

  • Mystery Shopping
  • Este serviço é um meio de diagnóstico da própria empresa “através dos olhos do cliente”. Tomando contacto diretamente com a percepção que o público tem da organização, criam-se novas oportunidades de melhoria nunca antes identificadas.

O que é?
O Mystery Shopping consiste na realização de visitas em anonimato por pessoal especializado e com perfil adequado ao tipo de serviço a avaliar. È efetuada uma simulação de compra sobre a qual é emitido um relatório focando os aspectos a avaliar já pré-definidos.
Quem pode se beneficiar?
O Mystery Shopping é aplicável a todo o tipo de negócio onde o profissionalismo do “front line staff” se repercute diretamente na satisfação do cliente: distribuição, pronto-a-vestir, hotelaria, agências de viagens, restauração, entre outros.
Oferecemos diversos tipos de serviços "Mystery Shopping", a saber :
Avaliação do atendimento - Mensuração e recompensa de um bom serviço de atendimento.
Avaliação do atendimento telefônico - Avaliação da forma como é utilizado o telefone em lojas ou serviços de atendimento telefônico.
Avaliação do serviço da concorrência - Avaliação e comparação com os principais concorrentes.
Avaliação de campanhas - Avaliação se as campanhas são orientadas dentro dos parâmetros Standard.
Verificação de segurança - Verifica se os procedimentos são seguidos de forma correta.
Recrutamento utilizando o método "Mystery Shopping"- Verifica em determinada localização, qual a equipa ideal para um ponto de venda, através de ações "Mystery Shopping" na concorrência e outros.
Efeitos positivos obtidos através dos programas "Mystery Shopping" :

  • Fará os funcionários entenderem o quanto é importante um bom contacto com os clientes.
  • Fornece critérios de avaliação da performance individual.
  • Motiva os funcionários a fornecerem um melhor serviço sempre, com todos os clientes.
  • Assegura uma análise objetiva do ponto de venda / atendimento bem como da performance do funcionário.
  • Melhora a performance telefônica de todos os funcionários.
  • Ajuda a detectar pequenos problemas antes que se transformem em grandes problemas.
  • Pesquisa de Opinião
  • Recordação de Marcas e Empresas ( Top of Mind ), Avaliação de Governo, Intenção de Voto e Temas Atuais.

Índice de recordação espontânea das 10 marcas/nomes mais citados pelos consumidores.
Avaliação do governo, principais problemas do bairro / município / região / estado / país, percepção das realizações do governo, expectativas atendidas e não atendidas, obras prioritárias, avaliação por área ( transportes, saúde, etc. ), recordação e cumprimento de promessas.
Intenção de voto espontânea, estimulada por cartão, segundo voto, índice de rejeição resposta espontânea, estimulada por cartão, obras prioritárias, preferência por partido político.
Avaliação de um tema de projeção nacional / estadual / regional / municipal.

  • Pesquisa de Mídia
  • Pesquisa de Retrospectiva de Audiência do Meio Rádio AM/FM  e Pesquisa de Retrospectiva de Leitura de Jornais.

Audiência e cobertura das emissoras do meio rádio FM, audiência e cobertura de segunda à sexta, sábado e domingo, semana completa, período matutino, vespertino, noturno, número de ouvintes por minuto de segunda à sexta, sábado e domingo, semana completa, período matutino, vespertino, noturno, perfil dos ouvintes, audiência e cobertura de hora em hora de segunda à sexta, sábado e domingo, semana completa.
Penetração do meio jornal na população, número médio de leitores diários de cada veículo, participação de cada veículo no total de leitores, penetração de cada veículo na população, penetração de cada veículo nos segmentos: sexo, idade, classe social, escolaridade, penetração de cada veículo nos públicos-alvo: Perfil dos leitores de cada veículo, leitura habitual, eventual e acidental das páginas, seções e suplementos dos grupos de assuntos, perfil dos leitores habituais das páginas, seções e suplementos.

  • Pesquisa Social
  • Migração, Emprego e Desemprego e Perfil dos Adolescentes.

Perfil Sócio-econômico, estados de origem, municípios de origem, regiões de origem, distâncias percorridas, perfil atitudinal, fatores inibidores, fatores motivadores.
Estimativa do número de desempregados, perfil do desempregado, qualificação do desempregado.
Hábitos de lazer dos adolescentes, atitudes dos adolescentes frente aos temas: Aids, Drogas, Álcool, Métodos anticoncepcionais, Casamento, Igreja, Política, Trabalho, Formação, Esperanças e Valores.  

METODOLOGIA

Pesquisa Qualitativa
Na pesquisa qualitativa vários grupos pequenos de pessoas (geralmente 8, 10 ou 12) são reunidos numa sala onde ficam "conversando" com o mediador sobre um determinado assunto. Todos falam o que pensam e praticamente não existe um questionário a ser perguntado. A reunião pode levar 1 ou 2 horas e são gravadas e posteriormente um relatório é feito a partir das opiniões emitidas. Os grupos geralmente são separados por sexo, classe econômica e faixa etária. Para pesquisa qualitativa (Focus Group) podemos alugar a sala de espelho com Coffe Break ou elaborar o trabalho completo desde o Recrutamento e seleção, Moderação e Análise.

Pesquisa Quantitativa

Uma pesquisa quantitativa tem como objetivo fornecer informações entrevistando um número grande de pessoas: 300, 400, 600, 1000 etc. Pode determinar o que pensa a população sobre um assunto usando um questionário com um número de perguntas limitado. Existe um roteiro a ser seguido (questionário) e a todos é aplicado o mesmo questionário. Os resultados podem ser separados por sexo, grau de instrução, classe econômica, faixa etária, região da cidade, religião, etc. Para pesquisa quantitativa executamos o trabalho completo, envolvendo desde a etapa de definição do questionário até o relatório final, ou parcialmente, realizando somente a coleta de dados e digitação  ou tabulação e análise.

Pesquisa Especial Quantidade e Qualidade

Em diversas oportunidades podemos aplicar na mesma amostra, de modo simultâneo, os métodos quantitativos e qualitativos, aproveitando o que cada um destes tem de melhor: do qualitativo aprofundamos questões mais conceituais, e do quantitativo montamos amostras representativas e, portanto passíveis de extrapolações. Esta nova técnica foi batizada de Especial Quantidade & Qualidade, para lembrar que a mesma não é apenas o emprego tradicional de ambas metodologias, em sua forma subsequente ou complementar, mas sim, que nesta nova orientação Quanti & Quali, conseguimos abreviar os aspectos de prazos e custos, e como afirmamos anteriormente, com ganhos  de produtividade.

© copyright 2001-2011